Sadie Bingham, terapeuta especializada em transtornos de ansiedade de Washington, Estados Unidos, diz que é muito importante meditar todos os dias porque você está desenvolvendo um hábito.
Começar a prática diária de meditação pode ser difícil, pois a maioria das pessoas não percebe os efeitos positivos imediatamente, então é preciso prática diária para começar a ver os resultados de seu trabalho árduo.
Ficará mais fácil quando eles começarem a perceber alguns dos muitos benefícios de estabelecer o hábito da prática diária de meditação.
Você ainda hesita em fazer da meditação uma parte de sua vida? Aqui estão 5 dicas de sucesso para criar o hábito da prática diária de meditação.
1. Comece Pequeno
Embora a meditação diária seja uma boa meta, você não precisa fazê-la por 30 minutos (ou mais) todos os dias.
Bingham recomenda que os iniciantes comecem com cinco minutos de meditação guiada, três vezes por semana, e aumentem lentamente os minutos à medida que a meditação se torna uma parte consistente de sua rotina.
A princípio, você pode não se sentir muito acordado, calmo ou relaxado. Embora isso seja natural, estabeleça como meta passar cinco minutos sentado com seus pensamentos.
2. Encontre o momento certo
Você descobrirá que diferentes fontes recomendam diferentes horários ideais para meditar. Mas, na realidade, o momento ideal é sempre que você puder meditar.
Se você tentar meditar em um momento inoportuno e forçado, provavelmente acabará se sentindo frustrado e sem motivação para continuar.
Em vez disso, tente meditar em momentos diferentes para ver o que funciona melhor para você. Pode ser a primeira hora da manhã ou antes de dormir, durante um trajeto movimentado ou durante uma pausa no local de trabalho. Sempre que você escolher, tente cumpri-lo.
3. Busque Conforto
Você pode ter visto uma foto de alguém meditando enquanto está sentado na posição de lótus. Esta posição pode não ser confortável para todos.
Você não precisa tentar uma determinada posição para meditar com sucesso. Você pode fazer meditação encontrando uma posição confortável para você, como sentar em uma cadeira, deitar, ambos podem ser benéficos porque o processo é uma declaração de que a saúde é importante.
4. Experimente um aplicativo ou podcast de meditação
Ainda se sentindo um pouco inseguro sobre como você deve meditar? Em caso de dúvida, tente usar um aplicativo ou podcast, existem muitos aplicativos para esta meditação definitiva.
O aplicativo também é muito gratuito, você pode começar com meditações guiadas que Bingham recomenda para iniciantes. Ele diz que a meditação guiada pode ajudar a encorajar uma mente ativa a retornar ao momento presente.
Você também pode personalizar o aplicativo para ver seu progresso e alterar sua abordagem de meditação com base em seu estado de espírito atual. Alguns aplicativos populares incluem Calm, Headspace e Ten Percent Happier.
5. Mantenha o hábito
Leva tempo para formar novos hábitos, então não se preocupe se a meditação não parecer adequada para você no início.
Em vez de procurar os motivos pelos quais você não pode continuar, explore cada dificuldade que encontrar com curiosidade e mente aberta. Os desafios que você enfrenta durante a meditação podem guiá-lo para uma prática mais bem-sucedida.
Se você se distrai facilmente, pergunte-se por quê. Você está desconfortável? Cansado? Entediado? Aceite essas emoções e faça as mudanças necessárias – elas fornecem informações valiosas. Talvez escolha uma posição diferente ou tente meditar no início do dia