Isso é o que vai acontecer com seu corpo quando você reduzir ou parar de comer carne vermelha.
Você vai perder alguns quilos
Carne vermelha densa em calorias. Corte-o de sua dieta diária e você verá um número menor na balança.
“A maioria das porções de carne excede os requisitos reais de proteína“, diz Sally Warren, PhD, naturopata tradicional da Metro Integrative Pharmacy.
Uma porção carne bovina pode conter cerca de 170 calorias. Mas uma porção de nozes pode ter cerca de 100 calorias e tofu cerca de 70 calorias.
Pode não parecer uma grande diferença no começo, mas pode aumentar com o tempo.
Um artigo de revisão de 2015 no Journal of General Internal Medicine relatou que as pessoas em uma dieta vegetariana perderam mais peso do que aquelas em uma dieta não vegetariana.
E os veganos perdem mais peso do que as pessoas que ainda comem ovos e laticínios.
O corpo reduzirá seu teor de ácido
Um corpo saudável requer um bom equilíbrio de pH. Mas grande parte da dieta de conveniência moderna de hoje consiste em alimentos formadores de ácido, incluindo carne vermelha .
“A carne vermelha cria uma alta carga de ácido para o corpo absorver e neutralizar“, explica Warren.
Além disso, a alta acidez do corpo cria o ambiente perfeito para doenças.
Redução dos inchaços
O corpo digere a carne vermelha mais lentamente do que outros alimentos, e é por isso que você pode sentir constipação, dor de estômago e aumento de gases depois de comer um bife enorme.
A saúde da pele vai melhorar
A pele limpa começa por dentro. Coma frutas e vegetais, que também são carregados com vitaminas como A, C e E, conhecidas por combater os radicais livres causadores de manchas.
Os níveis de colesterol vão cair
Corte a carne vermelha e você reduzirá a quantidade de gordura saturada, que está associada a níveis mais altos de colesterol.
A American Heart Association recomenda obter não mais do que 5 a 6 por cento de suas calorias diárias de gordura saturada.
“Esse equilíbrio reduz o risco de colesterol alto, que pode levar ao acúmulo de placas nas paredes das artérias“, diz Warren.
Pode reduzir o risco de certos tipos de câncer
Proibir a carne bovina e você pode evitar o câncer de cólon ou cólon, especialmente se ocorrer em sua família.
“Dietas ricas em gordura saturada têm sido associadas ao aumento da inflamação no corpo , e a inflamação crônica tem sido associada ao desenvolvimento do câncer”, disse Warren.
Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a carne vermelha como um provável carcinógeno, o que significa que pode causar câncer.
“Existem relatos ligando a alta ingestão de carne vermelha com um risco aumentado de câncer, especialmente câncer de cólon”. Diz Adrienne Youdim, MD, diretora do Centro de Perda de Peso e Nutrição em Beverly Hills.
Pode reduzir o risco de doenças graves
Eliminar a carne vermelha do cardápio pode diminuir o risco de várias doenças.
“A carne vermelha contém grandes quantidades de gordura saturada, que está associada a um risco aumentado de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes”, diz Warren.
Um estudo de 2018 no European Heart Journal descobriu que o consumo de carne vermelha produz compostos que podem aumentar o risco de ataque cardíaco.
A carnitina, que faz com que o corpo produza trimetilamina-N-óxido (TMAO), um composto produzido por bactérias no estômago, parece correlacionar-se com o risco.
“Os pesquisadores acreditam que isso afeta o metabolismo do colesterol do corpo , o que leva ao aumento do desenvolvimento de placas nas paredes dos vasos sanguíneos e pode aumentar o risco de doenças cardíacas”, disse Warren.
E ajuda o meio ambiente
A criação de animais para alimentação requer grandes quantidades de terra, ração, energia e água.
Até 51% ou mais das emissões globais de gases de efeito estufa são causadas pela pecuária, de acordo com um relatório publicado pelo Worldwatch Institute.
Todos os anos, o setor pecuário produz 59 milhões de toneladas de carne bovina e búfala globalmente e 11 milhões de toneladas de carne de ovinos e caprinos. Os americanos comem uma média de 270 quilos de carne por pessoa por ano.